All we need is love

Quantas vezes uma música te transportou para uma determinada época de sua vida? Mais ainda: quantas vezes ela te transportou para algum momento específico? Um pedaço de tempo que você carrega, com detalhes, trilha sonora, sentimentos…

Quantas vezes você usou a música para decorar uma matéria? Ou para se declarar por alguém? Para ensinar, ou mesmo para aprender e refletir, quando a letra e sua melodia trazem mensagens e propósito para a gente…

A música dá cores à vida, preenche a alma. Ressalta sentimentos e fortalece vínculos.

Refletindo sobre todas essas conexões, pensei em como presentear Violeta, filha de um querido casal de amigos, em seu primeiro aniversário. O ano era 2014 ou 2015, as lojas de brinquedos era invadidas com Fulecos, Peppa Pigs e tantos outros exemplares baseados na exploração de imagens licenciadas de personagens projetados para vender.

Lembro de conversar com minha esposa Taissa Beltrão, sempre tão preocupada em prover conexões verdadeiras e experiências construtivas com seus alunos (aconselho conhecer o trabalho dela, no site e redes sociais do seu projeto Brinque Cria) e  de expressar a frustração com tantas opções de presente, mas poucas verdadeiramente provedoras de afeto e memórias.

Mais do que presentear, queríamos oferecer algo que ajudasse na construção de vínculos, na contação – ou construção – de uma história. Ao lembrarmos da vivência do casal com a Música e, mais especificamente, com os Beatles, a inspiração veio com a produção de dedoches únicos, feitos para que os dedinhos de sua filha Violeta promovessem aventuras e brincadeiras que não apenas aguçassem sua coordenação motora fina e criatividade, mas a apresentassem a um imaginário pré-existente e que já era objeto de memoráveis lembranças por parte de seus pais. Instrumentalizávamos uma possível construção de histórias onde a música, as cores, as memórias de uma geração viessem a receber e a trocar novas memórias com a nova geração.

A música como objeto de ligação de novas e animadas memórias, com trilha sonora garantida. Tem coisa melhor? 🙂


Desenvolvi todo um set de dedoches, inspirado nas cores e músicas do álbum Sgt Peppers. Customizei cada um dos músicos, simplificando traços, evidenciando os grafismos e cores em detalhes minimalistas, e criei uma embalagem personalizada, com numeração única, atestando que aquele era um objeto exclusivamente projetado para eles.

Criança quando gosta de um brinquedo, quer repetir e brincar com ele sempre, né? A gente acha graça, pergunta se não quer trocar, fazer algo diferente… mas esquece que quando escutamos aquela música que nos arrebata, que efetivamente nos afeta… quantas vezes colocamos essa música para tocar repetidamente?  😉

Que Violeta siga cantando e encantado, inspirando-se na musicalidade de sua família e sendo inspiração para que momentos memoráveis sejam constituídos a partir de boas lembranças e boa música!

Deixe uma resposta