Sobre o Dia das Crianças, os brinquedos e as brincadeiras.

Você sabia que o Dia das Crianças foi criado no Brasil antes de ser comemorado no restante do mundo?

A idéia foi de um político brasileiro (deputado federal Galdino do Valle Filho) em 1920, e oficializada em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Foram décadas para que a data caísse no gosto dos brasileiros. Somente entre 1955 e 1960 a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha (montada com a intenção comercial de aumentar a venda de brinquedos nessa semana) logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos e fez com que revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” (aqui no Brasil) junto ao feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Em 20 de novembro de 1959, a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança e, a partir de então, essa data (20 de novembro) passou a ser comemorada na maioria dos países do mundo.

Pião rodando - Foto: gosphotodesign/Shutterstock.com

De acordo com a história e seu significado, alguns países têm outras datas para essa celebração: no Japão, por exemplo, os meninos comemoram no dia 5 de maio (como na China) e as meninas no dia 3 de março, ambos com exposições de bonecos (para os meninos, por exemplo eles remetem a samurais). Em Moçambique essa celebração ocorre no dia 1º de junho para marcar o dia em que as forças nazistas, em 1943, assassinaram cruelmente muitas crianças pequenas. Na Nova Zelândia – aproveitando esse dia para passar mais tempo com a família e sem fins comerciais – essa lembrança ocorre no primeiro domingo de março.

 

Origem de alguns brinquedos

Já que estamos falando sobre origens, você sabia que alguns dos brinquedos que usamos ou presenteamos hoje foram criados há séculos e até há milênios?

As bonecas, que foram criadas como estatuetas de barro na África e na Ásia, se transformaram em brinquedos há cerca de 5.000 anos no Egito. As casas para essas bonecas parecem ter tido sua primeira aparição na Alemanha, perto de 1.558 como um presente do Duque de Albrecht para sua filha mais velha. Conta-se que essa casa teria quatro andares e teria levado dois anos para ser construída com quarto de vestir, banheiro e outros ambientes. Até 1930, a maioria das crianças no Brasil brincava com bonecas de pano feitas por costureiras e carrinhos de madeira feitos em pequenas oficinas por artesãos.

As bolinhas de pedra, argila, madeira ou osso de carneiro foram as precursoras das bolinhas de gude. As mais antigas eram de pedras semi-preciosas encontradas em um túmulo de uma criança egípcia há 5.000 anos. Mas foi só no século XV que elas se transformaram em bolinhas de vidro (Veneza e Boêmia) e no século XVII de porcelana e louça. Foi através do Império Romano e suas conquistas que houve a disseminação de seu uso como brinquedo pelo mundo. No Brasil, elas são conhecidas por vários nomes (buraca, búrica, firo, bolita).

Já a bicicleta tem sua origem em 1790, conhecida como celerífero (celer=rápido e fero=transporte) por um conde francês (Sivrac), feita de madeira, sem pedais ou correntes, empurrada com os pés no chão. Os carrinhos de brinquedo apareceram ao mesmo tempo que os carrões originais, nos primeiros anos do século XX e o autorama em 1956, na Inglaterra, enquanto o primeiro trem elétrico em miniatura foi feito em 1835 por um ferreiro em Nova York. No Brasil, a Metallurgica Matarazzo foi a primeira fábrica a fazer jipes, carrinhos e aviões de lata. A fábrica Estrela foi a primeira a produzir brinquedos em variedade e quantidade significativa, a partir de 1937, porque com a Segunda Guerra Mundial as importações foram dificultadas e a indústria nacional se desenvolveu em vários setores, inclusive na produção de brinquedos.

Assim também a caixinha de música (1170, Suíça), o bilboquê ou emboca-bola (século XVI, França), o pião (strombo na Grécia ou turba na Roma antiga), entre outros fizeram parte da história até chegarmos aos brinquedos de hoje.

Brinquedos devem ser variados em cores, tamanhos, texturas, sons, formas. Brinque com seu filho e desfrute toda a alegria que eles proporcionam!


Mas o dia das crianças não é dia só de presente. É dia de presença!

Essa observação, na verdade, deve ser feita para todos os dias do ano, não é? Mas é sempre uma oportunidade para que se desfrute de um momento em que se pode fortalecer o laço familiar.
E momentos como esses devem receber atenção de nossa parte. Eis nossa contribuição, com sugestões e idéias para tornar o dia a dia mais especial com os pequenos.

1. Imagine tomar um Café da manhã mirim, deixando as crianças ajudarem a preparar?

2. Já pensou em ‘desconectar’ e programar atividades com amiguinhos e familiares. Dê um tempo para que as crianças sintam a energia positiva de pessoas queridas ali pertinho dela, participando de alguma atividade divertida e curtindo o momento juntos. Que tal um piquenique?

3. Leiturinhas em família. Para não perder o hábito da leitura e contação de história, liberando a imaginação para invencionices.

4. Ajudar outras crianças. Que tal despertar a visão da crianças para ajudar o próximo, exercitar a caridade e desapegar de alguns excessos para doar a outras crianças necessitadas? É importante ensinar o significado da palavra solidariedade desde pequeno.

5. Escrever uma cartinha para ler no dia das crianças do ano que vem. Se os pequenos não souberem escrever, tudo bem, alguém resume nessa cartinha os sentimentos dela, pedindo para que eles escrevam ou descrevam como passaram o dia, registrando o que gostaram e/ou não gostaram etc. A ideia é que todos os anos a criança escreva tudo que sentiu nesse dia para depois colecionar por vários anos e guardar de recordação.

6. Fazer com que os familiares escrevam uma cartinha para a criança
Ah! Não pense que é só a criança que vai escrever essa cartinha. Para que a criança não faça isso sozinha, que tal todos da família escreverem uma cartinha, mas com coisas que amam fazer com essa criança? Seria bem legal, não acha?

7 – Tire um tempinho para conversar com seu filho, um momento para aproximar-se mais dele. Você pode contar como foi o dia do nascimento dele, o porquê de ter escolhido o nome dele… Pode ser qualquer assunto possibilite trazê-lo para perto de você, que crie uma conexão, um laço entre família.

8 – E para fechar o dia com chave de ouro, pergunte o que foi que ele mai gostou no dia de hoje. Essa pergunta é muito bacana para você saber se o dia foi prazeroso para a criança.

Compartilhe suas idéias! Deixe nos comentários outras dicas. Compartilhe bons momentos!

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